11 de abril de 2007

Matéria escura

A maior parte da massa do Universo, provavelmente 90%, é constituída por uma matéria sem luz, de natureza desconhecida, a que se deu o nome de matéria escura. Deduz-se a sua existência da análise das curvas de rotação das galáxias. Deduz-se, mas não se detecta. Sendo destituída de luz - daí a designação de "escura" - não pode obviamente estimular os sensores do nervo óptico. Se a cegueira impede um invisual de ver a matéria comum, a totalidade do ser humano é completamente cega para nove décimos do universo.

Para compensar, vemos deuses e quimeras em toda a parte. E com os olhos postos no firmamento aguardamos todas as noites pelo aparecimento de uma estrela nova que anuncie para a madrugada do dia seguinte o nascimento de um salvador. Neste cantinho à beira-mar plantado há-de vir numa manhã de nevoeiro.

Não será o primeiro nem o último. Eles andam para aí. Como vêm das zonas escuras do universo não damos por eles.

Etiquetas:

3 Comentários:

At 21/04/07, 21:43, Blogger Clara Hall comentou...

eu gosto de ver deuses e quimeras nesse lado do universo destituído de luz. porque a luz também algo que podemos ser nós a criar, a acender. podemos inventá-la ao sabor dos nossos desígnios mais puros e sãos.

descobri este tremontelo pela Biahope há alguns meses e de vez em quando gosto de vir cá ler. como também sou de difícil falar ia-me embora sem nada dizer. :)

já agora se quiser espreitar em http://as-costelas-de-adao.blogspot.com/, há um post (simplezinho) sobre o Out of Africa. pode ser goste de ver e de ouvir.

Parabéns pelo Tremontelo e um excelente fim-de-semana.

 
At 23/04/07, 18:09, Blogger Rodrigo Fernandes (ex Rodrigo Rodrigues) comentou...

"ita perfurit cum fremitu saeuitque minaci murmure ventus" (De natura rerum).

Andei a espreitar o Frémitos e assisti a um vendaval escancarado de palavras vivas: "Está decidido. Qualquer dia embarca na alvorada ou nas penumbras do lusco-fusco. Deixa para trás pobres trinados, cantares desafinados, enganadoras sintonias. Junta-se ao bando das montanhas azuis e fica por lá o resto dos seus dias." Lindo!

Vai andando por aí. Que achas de citar o teu blog no Tremontelo?

 
At 25/04/07, 01:15, Blogger Clara Hall comentou...

Olá!

Fico muito contente que tenhas gostado de ler os frémitos e, pelo que já li, de África também é o Senhor entendido. vamos ver se sei responder, ou melhor se arranjo tempo, essa coisa sinistra que é preciso aprender a inventar.

citar os meus bramidos aqui? caríssimo perdido, guardador de rãs, é uma honra muito grande o que propões. por isso, os frémitos estão ao dispôr e imensamente gratos!

volto amanhã para mondar o tempo com a mente.
:)

Um bom feriado.

 

Enviar um comentário

<< Página inicial